Que tal tornar o seu dia mais consciente?

Para isso, não é preciso um grande esforço. Pelo contrário, pode ser um exercício muito prazeroso, além de possibilitar grandes descobertas sobre o mundo que o rodeia e sobre você mesmo.

Quando for ao banheiro pela manhã, escove os dentes com atenção, preste atenção aos movimentos que você faz ao escová-los. Quem sabe até pode tentar escovar com a mão esquerda, se você for destro, ou com a direita, se for canhoto. Olhe-se com atenção no espelho. Sorria para si mesmo e veja como seu sorriso é lindo. Ao longo do dia, proporcione às outras pessoas essa mesma visão, sorrindo para elas.

Ao andar pela rua respire amplamente, ventilando seus pulmões com aquele gostoso ar da manhã. Talvez você sinta algum perfume que nunca havia sentido, mas que esteve sempre ali, em alguma flor ou árvore. Olhe com atenção para os lugares por onde passa, observe as pessoas, discretamente é claro, e preste atenção à sua expressão facial, ao seu jeito de andar. Preste atenção ao seu próprio jeito de andar. Olhe para cima e veja o céu, o topo das árvores, o alto dos prédios à sua volta. Por alguns instantes deixe de divagar sobre o que você fez ontem, ou fará logo mais, e viva este momento.

Quando estiver conversando com alguém, esteja presente de corpo e mente. Olhe nos olhos da pessoa, esteja atento ao que ela diz e procure receber sua mensagem com clareza e precisão. Quando falar escolha bem as palavras, esforce-se para se fazer entender. Comunique-se com simpatia.

No momento de se alimentar, que tal não fazer mais nada além disso? Sente-se à mesa, coma devagar, saboreie o alimento. Olhe para o alimento e veja suas cores, sinta seu aroma, sinta os diferentes gostos que uma refeição pode lhe proporcionar. Perceba a importância do ato de comer e entregue-se a este momento.

Com uma simples mudança de atitude durante o dia, podemos transformar cada momento em um grande aprendizado, de forma leve e prazerosa. Além disso, ao fim do dia teremos a impressão de termos feito e vivido muito mais coisas, pois registramos conscientemente momentos que muitas vezes passam desapercebidos.

E no outro dia, quando acordar, tenho certeza que irá querer repetir essa experiência, gerando assim um ciclo virtuoso onde a cada dia está mais consciente e, consequentemente, mais vivo!

Anúncios

2 Respostas to “Que tal tornar o seu dia mais consciente?”

  1. Lindo!!!

  2. Inspirador…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: